Ao fim de cada ano é comum que sejam feitos levantamentos e resoluções para o que está por vir, e nada mais seguro do que nos basearmos em estatísticas bem fundamentadas, como está feita pelo Colégio Americano de Medicina do Esportes (ACSM).

Para você, profissional da área, que quer investir na carreira no próximo ano ou para você consumidor do mercado fitness que busca estar sempre atualizado, veja abaixo as maiores tendências para 2020, com resultados específicos para a América do Sul, baseado nas respostas de 894 especialistas do Brasil e da Argentina.

 

#1 Treinamentos para perder peso

Em primeiro lugar, temos capacitações que visam o emagrecimento, sempre tendo em mente os cuidados adicionais que pessoas acima do peso demandam. Em relação a lista global, esse tópico liderou por anos, mas dessa vez caiu para 11º.

 

#2 Medicina do exercício e estilo de vida

É o âmbito dedicado a implementar hábitos saudáveis no dia-a-dia que ajudam a prevenir e controlar doenças, sempre tendo a atividade física como protagonista.

 

#3 Treinos com Personal

Um aspecto bem importante da tendência para o próximo ano é a contratação de personais para que os treinos sejam personalizados e haja uma supervisão das metas. Destacando que tudo isso é possível graças ao aumento no número de academias.

 

#4 Programas para a Terceira Idade

As mudanças ocorridas na longevidade tem sido um aspecto observado na última década, por isso o tópico está entre os primeiros, visto que estão surgindo treinos específicos para a turma que já passou dos 60 anos.

 

#5 Treinos Funcionais

Um dos mais queridos entre os brasileiros, principalmente quando envolve uma boa paisagem. Esses exercícios envolvem movimentos naturais para desenvolver força, resistência e equilíbrio.

 

#6 Qualificação profissional

Essa tendência é nova na lista e destaca a importância de profissionais certificados em práticas específicas.

 

#7 HIIT

Há alguns anos ele vem ganhando popularidade, e continua em alta por aqui. Esses treinos alternam momentos leves com picos de bastante esforço para otimizar o gasto calórico e reduzir o tempo na academia.

 

#8 Treinos em Turma

As famosas aulas coletivas, possuem benefício duplo: acompanhamento profissional próximo e motivação extra para suar a camisa. É uma tendência que os profissionais precisam ficar atentos.

 

#9 Aulas Online

Os aplicativos que oferecem treinos na internet é uma tendência sul-americana, aparentemente. Visto que na pesquisa global, ela sequer aparece no ranking. A comodidade é o grande diferencial já que eles podem desenhar uma rotina personalizada por um preço já pré-estabelecido.

 

#10 Treinos Específicos para o esporte

Seção focadas em adquirir mais força, velocidade ou resistência dependendo do objetivo da sua modalidade favorita através de treino de musculação.

 

Dito isso, vale a pena destacar a importância da atividade física seja qual vertente for a sua preferida! E profissionais, se atualizem, o mercado está em crescimento e constante mudança cabem a vocês serem os lideres dessa inovação!

Fonte: Saúde Abril