A atividade de Spinning se popularizou não só no brasil como no mundo.  E com motivo! o exercício é um dos aeróbicos com maior número de benefícios para o corpo. Sua intensidade e dinâmica simula um treino com bicicletas, mas com todo o conforto e segurança de uma sala de ginástica. E por conta da carga, o spinning pode complementar também seu treino de musculação.

A modalidade teve origem por meio de um sul-africano chamado Jonathan Goldberg, que ao final dos anos 80 criou em sua garagem seu próprio equipamento de bicicleta estacionaria, depois de ter sido atropelado andando pela estrada de madrugada. O experimento deu tão certo que em pouco tempo ele passou a oferecer a experiência de aulas de 40 minutos do exercício.

 

Se você nunca participou de uma aula e quer saber como funciona, acompanhe:

Com as bicicletas direcionadas ao professor, a aula consiste em uma combinação de exercícios que variam entre cargas, velocidades e posições. Em determinado momento, a carga é aumentada, o que vai exigir bastante força ao pedalar; também é possível pedalar mais aceleradamente, tudo isso acontecendo dentro de um ritmo musical que serve para motivar os praticantes e deixar as aulas mais dinâmicas.

Se você for iniciante é importante pedir ao professor para ajustar a bicicleta de acordo com as suas características, assim sua experiência será ainda melhor e mais produtiva!

Ficou em dúvida sobre quem pode praticar essa modalidade?

Bom, de maneira geral, não existem muitas contraindicações. O principal requisito é que a pessoa apresente boas condições de saúde, verificadas por um médico ou profissional adequado. Como o exercício exige um cuidado especial com as articulações, o ideal seria obter uma liberação de um ortopedista.

E se você possui um problema no joelho por exemplo, não desanime, você ainda pode praticar a modalidade. Talvez você sinta dores no início, mas o próprio fortalecimento muscular decorrente do exercício é capaz de amenizar e melhorar a situação.

Contudo, é sempre bom contar com a orientação de um profissional da saúde e com a supervisão do professor para que o excesso de cargas não seja perigoso e prejudicial.

E os benefícios?

  • Queima de Gorduras e Calorias
  • Tonificação dos Músculos
  • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória
  • Alivia o estresse cotidiano

 

O começo pode ser difícil, mas o condicionamento vai melhorando com o tempo e é perfeitamente possível acompanhar as aulas. Basta persistir e você chegará aonde deseja!

Fonte: GymPass