Como sempre lembramos, a prática de exercícios físicos causa grande impacto não só na saúde do praticante como também na sua qualidade de vida. Também já mostramos aqui os diversos benefícios proporcionados pelas atividades físicas pois, como sabemos, elas não se restringem somente a musculação.

Hoje nós iremos tratar especificamente sobre as artes marciais que como pouca gente sabe são atividades completas, ou seja, que oferecem benefícios para todo o corpo.

Elas podem promover melhoras

  • No condicionamento físico
  • Na coordenação motora
  • Na flexibilidade
  • Respiração
  • Postura
  • Reflexos
  • E forte desenvolvimento mental

É comum associarmos as artes maciais a violência, porém elas não servem apenas para o combate físico, mas sim, são grandes responsáveis por uma melhora considerável na qualidade de vida e socialização, podendo ser muitas vezes verdadeiras filosofias de vida, transmitindo aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.

Por que as artes marciais podem ser ideais para você?

– Porque elas podem aliviar o seu estresse

Devido à intensidade dos treinos tais artes são uma excelente forma de descontar raivas e frustrações. Além disso, a prática provoca a liberação de dois principais hormônios: Serotonina e endorfina, uma combinação que reflete na diminuição da ansiedade, depressão e nervosismo.

– Melhorar o seu condicionamento físico

Diferente da musculação, que trabalha cada músculo isoladamente, os exercícios realizados nas artes marciais trabalham todo o corpo juntamente.

Por exemplo, o Muay Thai é uma luta que envolve saltos, chutes, socos e mudança de direção repentinas, trabalhando com isso inúmeros músculos ao mesmo tempo, como o abdômen, pernas, braços e troncos. A rotação de tronco é frequente, sendo uma excelente forma para melhorar a postura, afinar a cintura e definir o abdômen.

Já o Judô trabalha mais com a força. Os treinos consistem no contato intensivo e direto com o solo e com o adversário, sendo necessário erguê-lo, arremessá-lo contra o chão, levantá-lo… Dessa forma os estímulos são no condicionamento físico e na função cardiorrespiratória.

Existem dezenas de outras lutas, como boxe, krav maga, kick boxing, taekwondo, e etc., que também são excelentes para o desenvolvimento físico e mental. E mesmo cada estilo tendo suas características principais, todas trabalham o fortalecimento muscular, agilidade, coordenação motora e equilíbrio mental.

– E também pode cuidar do seu psicológico

Como dito acima, as artes marciais desenvolvem conceitos como disciplina, respeito, concentração, autocontrole e hierarquia, fatores cruciais para a segurança e cuidado da sua saúde mental e psicológica.

Ao desenvolver uma nova habilidade – a de usar sua força para autodefesa – é importante que o praticante tenha controle para não aplicar força desproporcional ao outro. Por isso, para cada modalidade existe um conjunto de regras e condutas próprias.

Nós oferecemos lutas como parte de nossas atividades diferenciadas.  Experimente uma de nossas aulas e pratique atividade física diariamente.

Fonte:  Hype