Desde 2017, o mês de agosto passou a ser considerado o mês do Aleitamento materno, através de uma lei instituída pelo Congresso Nacional Brasileiro, passando então a ser chamado de “Agosto Dourado”.
Entendemos que durante o período de gestação e amamentação há uma dificuldade em manter a atividade Física regularmente durante a semana, por isso, hoje preparamos este post com algumas informações e dicas de como conciliar exercícios com esse momento tão importante.

Segundo a obstetra Mariana Walk, não será possível, neste momento, se exercitar da mesma forma como se fazia antes. Por isso é importante ter em mente que será como retomar do zero, aumentando a carga e a intensidade aos poucos. A frequência indicada é de duas a três vezes na semana.

 

Atividades Indicadas para os primeiros meses:

      No primeiro mês

  • Caminhadas leves;

     No segundo mês

  • Corridas leves;
  • Dança de salão;
  • Zumba;
  • Ballet;
  • Natação;
  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Yoga; (Você sabia que existe um tipo de yoga especifico para mamães e bebês?)
  • Ginástica localizada e Funcional.

*Todos esses exercícios precisam de liberação do seu médico.

    Após 90 dias

Nesse período você já poderá fazer exercícios mais intensos como: musculação, atividades que envolvam agachamentos, abdominais e muita carga em membros inferiores;

Informações importantes a serem consideradas:

  1. Sempre converse com seu obstetra, antes de começar qualquer prática de atividade física, já que cada caso é único e particular;
  2. Hidrate-se. A amamentação, por si só, já demanda uma ingestão considerável de água, quando praticamos atividade física, essa situação tende a aumentar.
  3. Procure uma nutricionista! Uma alimentação adequada é primordial para quem concilia as duas atividades.
  4. Procure consumir proteínas animais ou para vegetarianos e veganas, vegetais.
  5. Atente-se também para uma alimentação além das proteínas. É preciso consumir vitaminas e antioxidantes, que ajudam na produção do leite e também aumentam a energia.
  6. Importante! Faça as atividades nos intervalos entre as mamadas. É preciso que as mamas estejam bem vazias antes de praticar exercícios, por isso ofereça o peito ao seu filho antes.
  7. Consulte sempre um educador físico. De preferência, faça o exercício sempre acompanhado de um profissional, pois pode te ajudar na postura e corrigir possíveis erros.
  8. Volte gradualmente! Caminhas podem ser feitas desde o início, mas outras atividades somente depois de 60 dias.
  9. Use tops que deem sustentação aos seios para aumentar o conforto ao praticar o seu esporte;
  10. Aguarde de 30 a 60 minutos para amamentar depois de se exercitar, para evitar que o ácido lático produzido durante a atividade física interfira no sabor e no volume do leite, comprometendo sua qualidade.

Não fique com pressa! Seu corpo voltará ao que era antes se perseverar no seu objetivo, por agora, aproveite o seu momento com o bebê e faça exercícios leves.

Fonte: Globo Esporte e Bebê Abril