O inverno está oficialmente entre nós, as baixas temperaturas e as chuvas são grandes apostas, e com toda essa mudança é normal se sentir um pouco desmotivado ou até mesmo deixar com que isso atrapalhe sua rotina de exercícios.

Porém, para driblarmos esse desânimo e continuarmos com as práticas regularmente trouxemos para vocês algumas dicas de como passar por essa estação com o mesmo vigor do verão e os cuidados necessários.

Você sabia que, no inverno, o corpo tende a economizar energia para se manter aquecido? Por isso pode ser tão difícil sair das cobertas nos dias mais frios.

O inverno também precisa de cuidados:

  1. Aquecimento

Como no frio a musculatura tende a estar mais contraída e tensa, gastar um tempo maior realizando exercícios de aquecimento pode ser a melhor opção na prevenção de desconforto ou lesões.

  1. Cuidado com a exposição a friagem

Exercícios ao ar livre podem ser uma verdadeira inspiração, mas no inverno por conta do desconforto térmico, procure realizar exercícios em ambientes protegidos, como clubes e academias.

  1. Água no inverno é essencial

Se você é daqueles que associa a água com o verão, temos que quebrar isso! Por mais que seja normal sentir menos sede nesse período, devido à baixa transpiração, especialistas pedem que se beba água antes mesmo de sentir sede, visto que esse pode ser o primeiro sinal de que seu corpo está desidratado.

  1. Respiração

É importante se manter atento a sua respiração, prefira a nasal. Por percorrer um caminho maior até os pulmões, ela consegue ser aquecida até a chegada neles e diminui a possibilidade de inflamações.
Aposte em mudanças na sua rotina para continuar com os exercícios:

  1. Horário de treino

Experimente novos horários, o inverno pode te deixar mais preguiçoso pela manhã ou talvez você chegue mais cansado a noite. Não coloque a atividade física na hora mais difícil do seu dia, diversifique até encontrar o momento perfeito para você.

  1. Aulas coletivas

As aulas coletivas são um maravilhoso estímulo para sua frequência. Ter um professor ditando o ritmo e o tempo pode te ajudar a não desistir, além da socialização e das amizades.

  1. Atividades Aeróbicas

Como dito acima, o aquecimento é fundamental na prática de exercícios nessa estação, e por conta disso, atividades aeróbicas também podem ser grandes auxiliadores. Corrida, bike e até mesmo a dança podem fazer seu corpo se manter aquecido diante das baixas temperaturas.

  1. Exercício para uma vida

Como sempre falamos aqui, exercício físico faz bem para o corpo e para a mente e deve ser feito sempre! Não é a época do ano que vai ditar quando você precisa fazer exercícios.

Se exercitar é vida.

Fonte: Revista Algo Mais e W Sports