O treino Tabata é um método de exercícios que pertence ao Treino Intervalado de Alta Intensidade, mas conhecido como HIIT. A popularidade desse treino se dá devido a sua alta eficácia e o curto tempo gasto para realizá-lo.

O treino Tabata foi desenvolvido pelo cientista japonês Izumi Tabata e consiste em oito rodadas de exercícios de intensidade “ultra-alta”, em especificamente 20 segundos de exercício e 10 segundos de intervalo. Os exercícios têm duração de quatro minutos e podem forçar o corpo ao seu limite.

Se a sua preocupação são os benefícios, listamos #3

  1. Intensifica a Queima de Gordura

O treino promove o aumento da quantidade de energia que o corpo queima durante o período de descanso, ou seja, os exercícios são tão intensos que o corpo precisa lidar com as novas demandas queimando energia mesmo parado.

  1. Manutenção da Massa Muscular

Por conta da sua intensidade, o método Tabata provoca estresse no tecido muscular gerando, para o corpo, a necessidade de se ter mais tecidos e por consequência a proporção de massa magra em relação a gordura também aumenta.

  1. Aumento na capacidade Aeróbica

Segundo o estudo do próprio criador do treino, o uso do método durante cinco dias da semana por seis semanas gerou um crescimento de 14% na capacidade aeróbica.

Atenção! Por ser um método que exige muito esforço físico, ele não deve ser executado com frequência. A recomendação é que a atividade seja executada uma ou duas vezes na semana.  Outro ponto de atenção é relacionado a aptidão, o treino não é recomendado para quem ainda é novato nos programas de treinamento físico. Procure sempre um educador físico e um médico antes de praticar exercícios.

 

Dicas de Treino:

(Repetir 4x)

Mountain climbers (“escalador de montanhas”): 1 série com duração de 20 segundos com o máximo de repetições que conseguir + 10 segundos de descanso;

Corrida estacionária com joelho alto: 1 série com duração de 20 segundos com o máximo de repetições que conseguir + 10 segundos de descanso

Burpee: 1 série com duração de 20 segundos com o máximo de repetições que conseguir + 10 segundos de descanso;

Agachamento air squat: 1 série com duração de 20 segundos com o máximo de repetições que conseguir + 10 segundos de descanso.

 

Esse foi mais um tema para contribuição da saúde e bem-estar. Se você tem alguma sugestão, deixe nos comentários!

Fonte: Mundo Boa Forma