Essa semana, mais precisamente na segunda (13 de maio), foi o dia oficial da abolição da escravatura, um dos motivos pelos quais fizemos um post no instagram a respeito da Capoeira, citando brevemente curiosidades sobre a modalidade.

A capoeira ainda é um ícone muito relevante na história e cultura de nossos ancestrais. Esta arte era a forma pelo qual os escravos mantinham vivos os costumes de suas terras e também se defendiam das asquerosidades de seus senhores, pois possibilitava a eles o treinamento físico e o desenvolvimento da agilidade e espertezas do corpo, o que na época era proibido.

A modalidade só passou a ser reconhecida oficialmente na década de 1930 e até então era tida como subversiva, violenta e perigosa. Fazendo com que quem praticasse pudesse ser preso. Foi através de muita luta e resiliência que a Capoeira passou a ser reconhecida como um esporte nacional, com fundamentos básicos, graduação e até competição.

O grande diferencial desta arte marcial está no seu conhecimento histórico adquirido com a prática. Com o conhecimento da relação entre África e Brasil, sabedoria das antigas tradições e suas diferentes raízes, conseguimos adquirir uma rica lição cultural. Porém, os benefícios da capoeira ultrapassam o âmbito histórico, o exercício chega a ser um grande aliado àqueles que buscam emagrecer e mudar o estilo de vida.

Você sabia que uma aula de Capoeira pode eliminar até 700 calorias?

Os movimentos te ajudam a trabalhar todas as regiões do corpo, melhorando seu condicionamento físico e fortalecendo os mais diversos músculos. Além, é claro, da diversão causada pela combinação com os movimentos sincronizados.

Abaixo a lista de benefícios proporcionadas pela modalidade

  • Flexibilidade: Sua melhora nesse aspecto é tão eficaz por conta nos inúmeros saltos, torções com o copo e chutes em alturas, desafiando sua resistência;
  • Liberação do Estresse: Assim como toda atividade física, os aumentos dos níveis de endorfina possibilitam seu relaxamento e melhora até seu humor;
  • Aptidão e Resistência: Causadas pela prática constante do exercício;
  • Fortalecimento dos membros superiores: esse ponto é importante de se destacar, pois pode ajudar àqueles que não gostam de musculação;
  • Confiança e Disciplina: O desenvolvimento pode ser mental também, visto que a capoeira auxilia na disciplina, no respeito e também aumenta a confiança dos praticantes.

 

E se você precisar de algumas dicas para dar prosseguimento à prática, leia abaixo:

  • Esforce-se para aprender a gingar, pois esse é o movimento base da prática;
  • Aprenda as canções, isso pode estimular a continuidade da prática e tornar o exercício ainda mais dinâmico;
  • Não tente realizar movimentos que você ainda não tem segurança!

Experimente uma aula, se conecte com a sua história e aproveite para perder uns quilinhos.

Fonte: Mundo Boa Forma