Todos nós sabemos que precisamos nos exercitar e ter uma vida ativa. Sabemos também sobre os benefícios de ter uma vida mais saudável, porém você sabia que em média gastamos mais de 10 horas por dia em um carro, em uma mesa ou me frente há uma tela? Sim, é verdade. E nosso corpo não foi projetado para ficar sentado por longos períodos.

Esse tempo em que ficamos em uma mesma posição pode aumentar em até 80% o risco de morte devido a uma doença cardiovascular que ajuda a diminuir sua expectativa de vida. Segundo estudos, isso é tão ruim ou pior do que fumar, e pode causar ganho de peso, além de reduzir o fluxo de sangue e oxigênio do corpo.

É claro que o grande remédio para essas estatísticas é o exercício físico. Porém existe a grande dificuldade de inserir atividades no meio do turbilhão que é o seu ambiente de trabalho/dia-a-dia. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, somente 45 minutos por semana já causam 25 a 50% de melhora na saúde dos trabalhadores.

Pensando em todos esses aspectos, resolvemos te ajudar a realizar formas leves de exercícios entre as horas de trabalho que ajudam a relaxar, melhorar sua clareza mental, força física e flexibilidade.

#5 dicas de exercícios para se manter ativo dentro da sua rotina

#1 Mova-se e alongue-se (mesmo que na sua mesa)

Você sabia que se mover simplesmente pode reduzir em 92% o risco de uma parada cárdica súbita? Além, é claro, de outros benefícios como melhorar na tensão física e estresse mental.

Por isso, fique de pé. Somente isso, pode promover os benefícios de um exercício. Levante-se, respire fundo, estique a tensão acumulada se movendo. Permita que ao se alongar você libere a tensão do seu corpo.

Outra dica é dar pequenos passeios de cinco minutos, pode ser um caminho mais longo até o banheiro, ou um diferente trajeto indo ao trabalho. Talvez subir pela escada ao invés do elevador, ou soltar antes do ônibus para aproveitar o pequeno trajeto restante.

Esses pequenos passos podem mudar o seu ritmo e a relação com seu corpo.

#2 Experimente o Yoga sentado

Dê uma pausa entre as reuniões e pratique Yoga. Sim, sem o tapete tão famoso, ou o ambiente necessário, ainda assim, o yoga pode trazer muitos benefícios.

Sentado em sua cadeira, inspire e levante os braços em direção ao teto, e aponte os seus dedos para cima. Coloque a mão esquerda sobre o joelho direito e o braço direito na parte de trás da cadeira, estique-se nessa posição por 60 segundos. Depois reveze os lados. Após cinco minutos desses exercícios básicos você perceberá a energia renovada e clareza mental, indicando que você está pronto para voltar ao trabalho.

#3 Respire Fundo

Parece uma dica boba, mas você sabia que o corpo humano descarrega 70% das suas toxinas através da respiração? Se sua respiração não está eficiente, você provavelmente está cheio de toxinas.

Por isso faça esse exercício: observe sua respiração, está vindo do alto do seu peito ou no fundo do seu abdômen? É rápida ou está mais devagar? Respire profundamente durante todo o dia de trabalho para que seu corpo consiga oxigênio extra e consiga reduzir o nível de estresse.

#4 Medite por um minuto

Apenas 60 segundos são o suficiente para ajudar você a relaxar, limpar a cabeça e elevar seu nível de energia. Além de restaurar o corpo, a meditação ajuda a mente e o espírito.

Sentado em sua mesa, identifique o máximo de sons ao redor.  Depois, traga sua atenção para dentro de si. Você pode notar que suas taxas de coração e respiração são mais lentas e seus músculos tensos se afrouxaram porque você se desviou do alerta vermelho de sua mente pensante e a trouxe para o momento presente, ativando sua resposta de descanso e digestão.

#5 Boceje Intencionalmente

Pode parecer bobagem, mas alguns neurocientistas acreditam que o bocejo pode acalmar, e defendem que ajudam na redução do estresse.

O motivo é que ele age como um condicionador de ar para o cérebro, colocando mais oxigênio no pulmão e esfriando o sistema neurológico o que resultaria em um profundo estado de relaxamento. Por isso, use-o como uma descarga emocional até que você se sinta mais relaxado e preparado para enfrentar seu desafio.

Depois dessas #5 dicas espero que vocês possam se manter saudáveis mesmo após horas de trabalho, nunca deixando sua vida ativa de lado.

Fonte: Mundo Boa Forma