O Rio de Janeiro sofreu bastante com as chuvas dessa semana, foram vidas levadas, casas destruídas e pessoas que perderam todos os seus pertences. E sabemos que a falta de uma política de prevenção prejudica muito quando ocorre esses eventos catastróficos. Porém, você já refletiu sobre o seu papel diante disso?

Somente uma sociedade consciente ecologicamente, poderá minimizar por si mesmo os danos – mesmo sabendo que não conseguiremos controlar a quantidade de chuva, podemos reduzir os efeitos através de uma manutenção no lixo da cidade. Não é só trabalho da Comlurb, é nosso também, e de cada cidadão do Rio de Janeiro.

Aproveitando as tristes notícias e a latente sensibilidade atual dos cariocas, trouxemos aqui um desafio que ficou muito conhecido no mês passado. Você sabe o que é o Desafio do lixo?

Este desafio viralizou depois que um usuário do Reddit – mídia social voltada para a divulgação de fóruns onde o usuário pode votar sua relevância – publicou uma foto mostrando o antes e o depois de um local repleto de lixo e depois totalmente limpo. Em sua mensagem ele desafiava outras pessoas, principalmente adolescentes, a fazerem o mesmo.

O desafio tem como objetivo cuidar da limpeza e realizar a manutenção do local, utilizando assim o poder das mídias modernas para uma brincadeira sustentável. Tudo o que a pessoa precisa fazer é ir até um local que está com muita sujeira e lixos e tirar uma selfie, depois deve limpar tudo o que conseguir e tirar outra selfie, mas agora com o local totalmente limpo. Este desafio deu tão certo que só no instagram mais de 24 mil pessoas utilizaram a hashtag trashtag. E no fórum onde a postagem foi criada tinha mais de 1,5 mil de inscritos.

(Foto retirada da internet)

Agora que vocês já sabem do que se trata o desafio, que tal torna-lo viral no brasil? Se conseguíssemos metade da cooperação de todos talvez na próxima chuva os estragos sejam menores.

Lembrando que o lixo é um dos principais fatores para pontos de alagamento e bolsões d’água, visto que ele entope os bueiros e as saídas de escoamento.

 

Vamos conscientizar nossos amigos, parentes e vizinhos e fazer desse desafio uma meta diária. #trashtag