A corrida é um dos exercícios mais populares em todo o mundo. Além de todos os benefícios atrelados à pratica, o esporte tem sido o preferido de muitos devido à sua dinâmica e possibilidade de realização em lugares variados em função da sensação de liberdade.

Mesmo quem possui uma rotina ativa e repleta de exercícios tem uma modalidade que é a preferida, podendo ser muita das vezes, a corrida uma delas. Porém, antes de partir para a sua atividade favorita é fundamental que você aqueça todo o seu corpo para que consiga tirar maior proveito durante sua prática. Um outro ponto importante para citar é o dia de descanso. Todo regime de treino saudável precisa de um, mas tome cuidado pois muitos dias de folga acabam por fazer a volta um pouco mais difícil.

E quando ocorre essa dificuldade você pode ficar desmotivado a prosseguir. Porém, nós trouxemos aqui dicas especiais para quem tem um carinho pela corrida.

 

#1 Recomece devagar

Começaremos com a principal das dicas, todavia, seja qual for o motivo pelo qual você precisou dar uma pausa na corrida, para que tudo ocorra bem no seu retorno, consulte o seu médico e após isso recomece mais lentamente, dando a oportunidade para seu corpo se recuperar.

Mesmo se você já for acostumado a uma alta velocidade, não tente voltar no mesmo ritmo, visto que seu corpo teve um período ocioso. O recomendado é implementar um método de leve quilometragem ao longo de suas primeiras semanas para recuperar seu condicionamento físico na corrida.

 

#2 Reconheça e respeite onde você está

É claro que todos querem voltar a mesma rotina, porém não podemos cair na armadilha de que conseguiremos correr no mesmo nível e velocidade que anteriormente após algum tempo parado. É importante o reconhecimento do seu lugar na jornada.

A resistência pode ter sido perdida, assim como alguma força nas principais áreas musculares que sustentam seu movimento. Por isso é importante entender seu corpo e agir conforme suas limitações casuais.

 

#3 Contrate um treinador ou siga um plano de exercício estruturado

Precisamos reconhecer que há uma grande diferença entre os nossos hábitos de treinamento e um treino acompanhado por um profissional. Por isso, é importante você seguir um plano personalizado de acordo com as suas necessidades e vontades, sendo ainda melhor se você conseguir um treinador para te ajudar na nova jornada.

 

#4 Não ignore o resto do seu corpo

O destaque da corrida costuma ser os membros inferiores, porém a atividade requer do corpo uma sustentação de várias outras partes para que tenha um resultado bem-sucedido. Por isso, é necessário treinar os outros membros no alongamento e na musculação, formando assim uma base corpórea resistente.

Se você não manteve uma constância em seu treino de musculação por exemplo, você pode começar a sentir leves lesões e esse efeito colateral negativo pode ser evitado se você permanecer no treinamento de força total do seu corpo.

 

#5 Junte-se a um clube de corrida

Nossas três primeiras dicas abordavam sobre seu condicionamento, agora vamos falar de motivação!?

Clubes de corridas e companheiros de corridas estão ganhando popularidade. A corrida, antes individual, se torna mais divertida e prazerosa quando se está em grupo. Se você tiver perdendo sua motivação, procure algum clube ou grupo de corrida pois será uma ótima maneira de encontrar parceiros que possuem objetivos e interesses semelhantes aos seus.

 

#6 Registre-se para uma corrida.

O fato de você se inscrever para uma corrida, mesmo que de curta distância, vai ajudar na hora do treino, visto que se você estiver trabalhando em prol de um objetivo vai ficar mais fácil se recuperar e desenvolver novamente.

Se você precisa de uma meta concreta, essa é uma ideia perfeita para você.

 

Após todas essas dicas, esperamos que você possa voltar com mais força e ainda mais motivado para essa jornada linda e desafiadora que é a corrida!

 

Fonte: Boa Forma