Ontem, 14 de março, foi comemorado o Dia Nacional dos Animais. Como homenagem a essa data gostaríamos de falar sobre um esporte novo no mundo das atividades físicas.  Assim como nos humanos as atividades físicas possuem inúmeras vantagens para nossos amigos de 4 patas.

Podemos citar alguns dos benefícios, tais como: a aceleração do metabolismo, elevação a resistência respiratória, auxilio digestivo, redução do estresse e preservação do tônus muscular, além de manter as articulações flexíveis. Todas as vantagens acima são no âmbito físico, porém atividades físicas também ajudam o seu cachorro a aumentar a socialização e definir o seu lugar no grupo familiar, e não podemos esquecer da diversão.

Antes de falarmos sobre o CaniCross, fica o alerta: nem todo cão é liberado para fazer exercícios. Se seu animalzinho estiver com algum problema – seja ele respiratório, degenerativo ou inflamatório – ele ficará restrito as atividades. Além disso, a idade do animal também influenciará por isso sempre consulte seu veterinário antes de começar a prática.

 Agora sim, o que é CaniCross?

Esta nova vertente se originou no Reino Unido e o termo “CaniCross” foi dado tendo como referência o esporte cross country. Criado a cerca de 10 anos como forma de treinamento para cães de trenó, logo se percebeu o grande prazer proporcionado e decidiram expandir esse hábito.

A atividade consiste em uma corrida onde o condutor usa um cinto, que se conecta a uma corda elástica, ligada a um Harness (colete de tração do cão). Como mencionado acima, a atividade proporciona muita alegria e diversão para ambos os praticantes. Pois o colocam em sintonia. Quem nunca foi puxado pelo seu melhor amigo, na hora daquele passeio diário?

Quem pode praticar?

Como toda atividade física o condutor precisa estar em condições físicas para tal, porém o esporte não possui tantas restrições, havendo apenas uma idade mínima (de 7 anos, para humanos e 1 ano para cachorros). A grande diferença do CaniCross para outros esportes com cães é a não restrição no quesito raça, sendo permitido inclusive para nossos amados vira-latas.

Se a atividade física é uma dificuldade para você, que tal usar seu pet como estímulo e fazer uma mudança em seus estilos de vida?

Fonte: CaniCross Brasil e Cães Online