Antes de começarmos a falar dos cuidados necessários nesse período do ano, você sabe de onde vem o Carnaval? Como ele surgiu?

Tudo começou na Grécia, por volta dos anos 600 a. C. onde eram realizados cultos de agradecimento aos deuses, pela fertilidade do solo e pela produção do ano.  Já em 590 a.C. uma folia, chamada folia do momo passou a ser adotada pela igreja Católica, sendo marcada pelo “adeus à carne” (do latim “carne vale” = carnaval). Porém o carnaval moderno, com desfiles e fantasias só foi surgir em Paris, e a partir daí, outras cidades como Nova Orleans nos E.U.A., Toronto no Canadá e Rio de Janeiro no Brasil, se inspiraram para viralizar suas festas carnavalescas.

Depois de descobrirmos a origem de uma das datas comemorativas mais agitadas do ano, precisamos alertá-los sobre os cuidados. Pois apesar de toda essa diversão muitas das vezes essa agitação pode ser extrapolada.

A festa pode ser equivalente a uma maratona por isso algumas pessoas, que não estão acostumadas com nenhum tipo de atividade física, não estão preparadas para o ritmo. É importante ficar atento aos excessos e a cuidados muitas vezes, simples, que podem fazer toda a diferença para aproveitar essa época do ano de maneira mais saudável.

 

Fique atento as dicas!

  1. Beba Água!

Apesar da previsão do tempo, não ser de Verão 40°c, o carnaval brasileiro é uma festa que acontece no verão, e as temperaturas tendem a estar na casa dos 30°c. Além, é claro, do aglomerado de pessoas que torna o ambiente mais quente. Tudo isso coopera para que ocorra grande perda de líquidos.

Vale ressaltar que bebidas como cerveja e refrigerante, embora sejam refrescantes, não hidratam o organismo.

  1. Capriche no Café da Manhã

Sabemos que na maioria das vezes, não tem como manter uma alimentar saudável nos dias de folia, por isso nossa dica é: faça uma refeição equilibrada e nutritiva pela manhã e garanta energia para o todo dia. Se possível, evite comidas gordurosas pois elas ocasionam cansaço e indisposição.

Carregue sempre com você, barrinhas ou bebidas isotônicas, que podem ajudar na reposição de energia.

  1. Protetor solar.

Muitos blocos acontecem durante o dia e em locais abertos, por isso, é fundamental se proteger do sol, fazendo uso de protetor solar, bonés e chapéus. Também é necessário o cuidado com as vestimentas, opte sempre por roupas leves.

Reaplique o protetor a cada três horas.

  1. Divirta-se, mas sem excessos!

Todo mundo sabe que o consumo de álcool em excesso é comum nessa época do ano, nossa dica é: priorize a alimentação antes de ingerir bebidas alcoólicas, já que elas são bastantes agressivas para o estômago.

Sempre importante lembrar: Se beber, não dirija!

  1. Descanse!

Tudo bem que na maioria das vezes não dá para ter 8 horas completas de sono, mas sempre que possível, reponha as horas perdidas.  A privação do sono, a longo prazo, está relacionada a diversos sintomas prejudicais a saúde.

Faça pausas para repor a energia!

 

Cuide da sua saúde para que possa curtir muitos e muitos outros Carnavais.

Fonte: BenSaúde e Brasil Escola.