Quem não possui ótimas lembranças da infância? Talvez uma brincadeira na rua, no prédio em que morava… ou até com os primos no quintal de casa?! A verdade é que qualquer brincadeira ou atividade física tem grande importância na vida de uma criança.

Seja por questões de saúde física ou psicológica as atividades infantis fazem com que as crianças tenham um desenvolvimento ativo e saudável, podendo estabelecer padrões e hábitos para quando atingirem idades mais avançadas. A obesidade infantil atinge, atualmente, uma em cada três crianças no brasil segundo dado do IBGE, devido aos péssimos comportamentos junto a mudança tecnológica. Segundo uma outra pesquisa realizada entre o ano de 2003 a 2008 nos Estados Unidos, há uma queda na qualidade alimentícia e no padrão de sono nas férias já que existe o conceito de “libertadade”.

No quesito atividade físicas, os resultados são mistos. Alguns grupos de crianças se tornam mais ativos, porém não são todos. É verdade o clima favorece o movimento, porém muitas crianças preferem atividades mais sedentárias como horas na TV, videogames ou tablets, havendo então, um aumento de horas gastas nessas atividades durante as férias.

As crianças precisam se sentir motivadas a desfrutar dos exercícios, e grande parte dessa motivação vem dos pais, por isso a presença deles são tão importantes. Uma das medidas que podem ajudar a engajar os pequenos são os gestos, como acompanhar seu progresso, elogiar e até mesmo dá recompensas nas pequenas conquistas, no intuito de aumentar seus estimulos.

Poderíamos ficar falando sobre todos os benefícios que as atividades físicas possuem para as crianças, mas assim como em adultos, eles são inúmeros. Por isso, decidimos dividir as atividades em três categorias: Atividades de resistência, força e flexibilidade. Através dessa divisão podemos segmentar seus benefícios.

  • Atividades de Resistência

Conhecidas também como atividades aeróbicas, são importantes para o desenvolvimento de um coração e pulmões saudáveis. EX:  Futebol, Ciclismo, Natação, caminhada e etc.

  • Atividades de Força

As atividades que envolvem força ajudam as crianças a construir força muscular, fazendo com que as exigências da vida diária se tornem mais fáceis. Elas promovem ossos fortes, músculos e aumenta o desenvolvimento saudável. EX: Subir escadas, levantar coisas, ginástica e etc.

  • Atividades de Flexibilidade

Essas atividades ajudam as crianças a terem uma boa postura, a reduzir a rigidez e as dores musculares além de aumentar o relaxamento e minimizar o risco de lesões. EX: Parede de escalada, jogos em um playground, dança e etc.