A disseminação do yoga como uma prática de exercícios ficou cada vez mais decorrente, devido as aulas on-line, aplicativos e sua grande presença na vida de muitos famosos. Seus benefícios estão relacionados ao tratamento da depressão, insônia, estresse e ansiedade.

De origem indiana, o Yoga trabalha diferentes aspectos do corpo, mente e espirito. Os primeiros estudos que comprovam sua eficácia foram feitos em 1924. Seus benefícios estão ligados aos exercícios de controle da respiração e da forma que a atividade modifica a maneira com que se lida com as emoções.

A ansiedade, por exemplo, está ligada diretamente ao controle do medo, sendo assim quanto maior a conectividade da pessoa com sua essência, mais apta ela estará para lidar com essa emoção. Segundo especialistas, a mente obedece a respiração e quando colocamos o foco nela, tomamos a rédea de nossa mente – o que é essencial para o controle de certos estados emocionais. Em relação aos benefícios físicos temos o aumento da flexibilidade, melhora na resistência física e melhor capacidade respiratória.

Outra vertente que tem sido bastante explorada é o Yoga para crianças e bebês, pois a prática movimenta, relaxa, diverte e também ajuda a trabalhar o corpo físico da mãe, pai ou cuidador no caso dos bebês. Todo o exercício acontece de uma forma lúdica que envolve histórias, músicas, brincadeiras e posturas desenvolvendo assim uma consciência corporal nas crianças. O yoga para bebês procura fortalecer, através das posturas, a mãe depois do pós-parto além de reforçar o vínculo e a afetividade entre a mamãe e o recém-nascido, envolvendo massagem, cantos e acolhimento do bebê.

Concluímos assim que, não só sua fama entre os famosos fazem o yoga se torna uma das atividades mais procuradas pelo brasil, a prática possui diversas vantagens e pode ser feita em praticamente qualquer lugar.

4 mitos sobre a prática do Yoga.

  1. Yoga é uma religião.

Mesmo que algumas pessoas associem a prática a algumas religiões do Oriente (como o hinduísmo), a prática do Yoga não necessariamente está ligada a nenhuma religião, yoga é uma filosofia, ou seja, um caminho a seguir.

  1. Você precisa ser flexível para pratica o Yoga.

Não, você não precisa. Com o tempo e com a prática, os músculos vão se soltando e você se torna mais flexível.

  1. Somente corpos ideais podem fazer Yoga

Quando nos deparamos com folders ou anúncios de escolas de Yoga, normalmente vemos pessoas com corpos esculturais, porém a prática foi pensada como algo universal, para todas as pessoas, independentemente de tipo físico, idade ou condição motora.

  1. Yoga é supercaro.

Um engano completo. Atualmente, com a expansão do número de praticantes há inúmeras escolas e opções inclusive gratuitas. Uma das maiores vantagens da prática do Yoga é que você só precisa, basicamente, de um tapete, de seu corpo e da sua disposição.

 

Fonte:   Saúde Brasil   Medium