Hoje (21), exatamente as 20 horas e 21 minutos, terá início o verão 2018/2019. A procura por uma vida mais saudável e ativa nessa estação é maior, seja pela busca do “corpo ideal” ou pela vontade de se mexer e curtir o lindo dia proporcionado pela estação. É claro que existe também aqueles que, por conta do calor excessivo, acham a prática de atividades físicas um trabalho árduo. Por ser um período conhecido pelas altas temperaturas, principalmente no estado do Rio de Janeiro, a prática de exercícios exige certos cuidados, seja na prática ao ar livre ou em lugares fechados como academias, por exemplo.

Os riscos de ficar em ambiente fechados gastando energia são muitos, como desmaios, dores de cabeça e quedas de pressão. E ainda há o fator surpresa, já que cada organismo reage de maneira diferente ao calor. Já em lugares abertos, como praias e parques é importante evitar a exposição direta ao sol intenso, principalmente entre 10 a 16 horas. Apesar disso, o verão pode ser muito favorável para a prática de exercícios podendo até mesmo potencializar os resultados. Porém, para que não haja maiores problemas é preciso tomar alguns cuidados para que as altas temperaturas não prejudiquem a saúde.

08 Dicas para cuidados com exercícios no verão:

  1. Horário

Prefira praticar exercícios fora do horário de pico do sol (10h às 16h), optando sempre pelo começo da manhã ou pelo início da noite;

  1. Hidrate-se

Com o calor excessivo, a prática de exercícios e a queima de calorias a desidratação aumenta. Por isso é recomendável se reidratar a cada 15 minutos.

*A exaustão causada pela desidratação é um dos principais problemas de saúde desta estação, e a prática de atividades físicas sem os devidos cuidados podem contribuir para esse quadro.

  1. Roupas Leves

O calor não emagrece, o que pode acontecer é o superaquecimento da temperatura corporal. Por isto, ao praticar exercícios, use roupas leves, claras e que facilitem a transpiração e a evaporação do suor.

  1. Ritmo

Faça maiores pausas e descansos nas atividades, treinos excessivos podem gerar hipertermia e desidratação.

  1. Troca de Atividades

Se necessário, substitua a prática da atividade física tradicional por outra mais leve ou refrescante como: hidroginástica, natação, caminhadas leves, pilates e etc.

  1. Proteja-se

Não se esqueça de utilizar o protetor solar 15 minutos antes da prática de exercícios. Utilize também: chapéus e bonés para proteger contra os raios solares.

  1. Alimentação

A alta temperatura pode diminuir a sensação de fome, porém comer bem é fundamental no verão. Opte por alimentos leves, como frutas, legumes, saladas e vegetais e evite grandes quantidades de carboidratos e proteínas.

  1. Choque Térmico

Após um tempo de treino, antes de lavar a cabeça em uma água bem gelada, descanse, espere o corpo esfriar e se acostumar com a temperatura do ambiente. Não deixe que a temperatura corporal altere bruscamente. O choque térmico pode gerar desmaios, arritmia, paralisia facial, deformações e até mesmo a morte.

 

Aproveite essas dicas e curta o verão com segurança.

 

 

Fonte:      Ativo Saúde Runaway Blog