Muitos desconhecem, mas ontem (22) foi o Dia Mundial da ação de Graças – Thanksgiving Day. Provavelmente esse nome já é comum aos seus ouvidos de tanto escutar em filmes ou seriados americanos já que essa data é muito importante por lá. No Brasil, esse feriado foi instituído em agosto de 1949 com o presidente Eurico Gaspar Dutra, entretanto só em 1966 o congresso declarou a lei 5.110 que fixou o dia nacional de ação de graça na quarta (4º) quinta-feira do mês de novembro.

O feriado começou há quase 400 anos quando os Estados Unidos ainda eram colônias da Inglaterra. Segundo historiadores, a “Primeira Ação de Graças” aconteceu no estado de Massachussets, na época chamado de Plymouth. A festa reuniu um grupo de 90 nativos (Índios) e 50 colonos ingleses. Os dois grupos compartilharam comida em um banquete pela boa colheita do inverno e selaram um acordo de paz que durou 50 anos. Até então, o feriado não tinha data fixa, ficando a cargo de cada estado estabelecer o seu dia de ação de graças. Porém em 1941, o Congresso dos Estados Unidos criou uma lei fixando o feriado para a quarta quinta-feira do mês de novembro.

Apesar de pouco conhecido e divulgado no brasil, esse dia, muito lembrado por famílias de origem norte-americanas e algumas igrejas, é comemorado com reflexões e agradecimentos pelo ano. Outra atividade muito pertinente ao dia é a realização de ações sociais, como por exemplo, a que aconteceu em Recife esse ano onde foram feitos serviços gratuitos de saúde, bem-estar e cidadania.

Nós, da RCM, incentivamos diversos projetos sociais que beneficiam comunidades carentes por todo o Rio de Janeiro com eventos esportivos e doações que garantem a diversão e a alegria de milhares de crianças, adolescentes e adultos. Uma de nossas maiores iniciativas é o Circuito Brincando na Praça, que busca entregar lazer e diversão em diversas praças públicas do Estado promovendo a integração das famílias através da prática de atividades lúdicas em um ambiente integrado onde todos se sintam parte do projeto.

Acreditamos que o esporte é uma grande plataforma de educação, sociabilidade e lazer por isso investimos nossa força em promove-lo. Sendo assim, aproveitem esse feriado para agradecer e refletir sobre o ano e realizar uma ação social no seu condomínio, bairro ou vizinhanças. Uma única boa ação pode desencadear um mundo de oportunidade e melhorias pois nós somos o resultado de nós ações.